Escolher uma escola de dança deve ser divertido e cauteloso. Divertido pois será a oportunidade de conhecer diferentes studios, como eles funcionam e qual o mais adequado para vivenciar o mundo mágico da dança. Cauteloso pois não corra riscos ao optar pela escola e professor que será responsável pela sua orientação corporal e artística.
Além do investimento financeiro, o tempo e a saúde fisica são bens preciosos e insubstituiveis e devem ser confiados a profissionais competentes e responsáveis. Uma aula mal orientada pode resultar em danos físicos e mesmo um aluno com um ótimo potencial pode tornar-se desinteressado.
O que esperar de uma escola de dança vai depender do seu objetivo. Se ter aulas de dança e apenas uma atividade extra (escolar) com a finalidade de promover criatividade, estimular o trabalho em grupo, entertenimento, convivio social, se e uma recomendação médica, se e uma atividade fisica séria com a intenção de ser seguida por varios anos como parte da formação artistica e corporal ou se o desejo e de seguir uma carreira profissional, diferentes aspectos devem ser considerados e avaliados a fim de encontrar a escola que vá de encontro as suas necessidades ou de sua filha(o). A seguir alguns aspectos a ser avaliados.
- O Studio: Tenha a precaução de assistir a uma aula, a maioria das escolas reputaveis terão o prazer de deixar você assistir a uma aula de acordo com o nivel e a faixa etária procurado e algumas oferecem uma aula experimental. Observe a interação dos alunos, algumas escolas tem um ambiente mais competitivo enquanto outras oferecem um ambiente mais protetor.
É essencial que a sala de aula possua piso adequado (não escorregadio), seja clara, ventilada, o número de alunos deve ser adequado para que todos tenham espaço suficiente para se movimentar durante a aula e possam receber atenção do professor. Apreciação musical deve fazer parte da aula e deve ser valorizado.
Se houver oportunidade, assistir a apresentações ( normalmente acontecem no final de ano) de diferentes escolas é uma ótima ideia onde você podera observar o estilo e o nível das escolas de uma forma geral.
- Estilo de ensino utilizado: De uma atenção especial na qualidade dos exercicios executados pelos alunos durante a aula e do involvemento do professor com os alunos.
O professor (a) fica sentado observando os alunos executarem os exercicios?
Ela(e) demonstra a forma correta e incorreta de como os exercicios devem ser executados em caso do aluno demonstrar dificuldades?
Ela(e) procura utilizar diferentes vocabularios para explicar o mesmo exercicio em caso dos alunos encontrarem dificuldades? O professor(a) grita com os estudantes ou fala calmamente?
Os alunos demonstram respeito pelo professor?
Que o padrão de vestuario os alunos mantem? Eles aparentam cuidado e utilizam apenas colant e meia calça e os cabelos presos e arrumados? Eles podem usar polainas, roupas largas e cabelos bagunçados?
Os alunos mantem uma atitude de disciplina entre os exercicios ou conversam e demonstram desinteresse?
- Observe o histórico dos alunos anteriores: Observe se os alunos anteriores trabalham em escolas ou companhias profissionais. Algumas escolas tem um caminho bem estabelecido do ensino para a transição profissional.
- Custo: O custo é algo que deve ser considerado. Se houver a intenção de participar de competições ou apresentações, haverá custos extras como as roupas, transporte e acomodação que devem ser acrescentados.
Saber quanto você deve pagar por aulas de Ballet é uma decisão dificil e pessoal, mas após uma boa pesquisa você estará apta a decidir.
Lembre-se que as práticas citadas acima não estão certas ou erradas e devem ser meramente utilizadas como ajuda para determinar qual a melhor escola de acordo com o seu objetivo e personalidade.
Fonte: Perfect form Physiotherapy 2007
No comments:
Post a Comment