Powered By Blogger

Sunday, February 20, 2011

Pés de bailarina

Não entre em desespero

Quando eu dançava nas minhas sapatilhas de ponta após horas de ensaio meus pés ficavam cheios de bolhas calos e claro eu não usava sandálias nem que me pagassem, só tênis (na adolescência) e sapatos fechados ( no inico da idade adulta), após muitos anos  de ter deixado de dançar em ponta e algumas visitas a podóloga, comecei a utilizar minhas sandálias, tamancos e até anelzinhos no dedo do pé e tornozeleiras para compensar o tempo perdido.

Mas claro que se você já dança nas pontinhas dos pés ou vai logo comprar a sua primeira sapatilha de ponta a sua trajetoria não precisa e não deve ser como a minha.

DreamPictures/Vstock

Cuidar dos seus pés é extremamente importante para o seu desempenho futuro na ponta como para a sua saúde em geral. Atenção e procedimentos apropriados após utilizar sapatilhas de ponta devem ser prioridade.

O que você vai precisar:

  • Sais de banho
  • Creme emoliente
  • Bandagens
  • Pomadas
  • Óleos essenciais (lavanda e eucalipto são boas opções) 
Coloque os seus pés em imersão com os sais de banho e algumas gotas de óleo essencial em água morna para limpar, relaxar os músculos e articulações, eu aconselho no máximo de 15 a 20 minutos, não exagere no tempo pois a pele não deve ficar muito fina ou sensível. Aproveite este momento para mexer os dedos, separando e relaxando os, flexione e extenda os pés, faça isso de forma prazerosa e agradável.
Logo após aplique um creme emoliente e massageie gentilmente respeitando a sua tolerância a dor ( se for o caso) nos músculos e nervos.

Trate machucados ou lesões aplicando pomadas ou medicamentos apropriados e jamais negligencie qualquer inflamação ou infecção.

Corte as unhas na forma transversal ( não arredondadas) mas não as deixe curta demais.

Se a unha querer começar a encravar, coloque a de mollho e utilize um pedacinho de algodão em baixo do cantinho da unha. Se o problema persistir procure assistencia profissional.

Para as suas aulas e ensaios na ponta utilize proteção adequada como ponteiras, eu gosto das de silicone, ou outro tipo de proteção que mais te agradar mas não esqueça do dedão.

Em caso de alguma dor ou lesão utilize bandagens para proteger o pé ou tornozelo e se for necessário procure um médico ou fisioterapeuta.

Use sempre meias limpas e não vista sapatilhas suadas ou úmidas, deixe as secar e ventilar apos o uso.

Sempre seque bem os pés e entre os dedos após o banho.

Massageie com óleos essencias como lavanda ou eucalipto.

Com esses cuidados os seus pés  vão reclamar menos de cansaço e irão colaborar mais para a sua bela performance.

"Enjoy" suas sapatilhas de ponta :)



Fonte: eHow

1 comment:

Anonymous said...

Os meus pés também doiam muito mas com o tempo me acostumei,pois também os coros dos dedos engrossaram, uso uma ponteira,feita de tecido e esponja.
Thaís(sonhos-podem.blogspot.com)