Infelizmente no Brasil os bailarinos, mestres e coreógrafos não recebem o mesmo reconhecimento pelo seu trabalho como os artistas na Europa, que são muito mais valorizados e prestigiados como o assunto escolhido para este post vem a comprovar. A arte da dança no Brasil tem que contar puramente com o amor e a garra dos nossos artistas.
Pina Bausch ( 27 de julho 1940 - 30 de junho 2009 ) foi uma bailarina e coreografa Alemã da dança Moderna.
Reconhecida por liderar a dança expressionista na Alemanha, a interação entre Masculino-Feminino é uma marca presente no seu trabalho.
Pina foi dirigida e assistente de Kurt Jooss um dos fundadores da dança expressionista na Alemanha, em 1969 sucedeu Jooss como diretora artistica do Folkwang Ballet Company. Em 1972 Baush iniciou como diretora artistica do então Wuppertal Opera Ballet , mais tarde a companhia foi renomeada como Tanztheater Wuppertal Pina Bausch a qual tem um vasto repertorio de peças originais apresentadas regularmente em diversos paises.
Em 2009 Pina Bausch iniciou a sua colaboração com o o diretor Wim Wenders no documentario Pina em 3D.
Assista ao trailer.
Os trabalhos de Pina Bausch serão apresentados em Junho e Julho de 2012 como destaque da Olimpiada Cultural que antecede os Jogos Olimpicos de 2012 em Londres.
Fonte: Wikipedia
Tradução e adaptação: Andreia
1 comment:
realmente no Brasil a dança é pouco valorizada, fico muito triste com isso :(
até mais!!
Post a Comment