Powered By Blogger

Monday, August 1, 2011

Sapatilha de ponta


A bailarina que vai colocar a sapatilha de ponta pela primeira vez sempre pergunta, nem que seja para si mesma.Vai machucar os meus pés?

Esta é uma pergunta complicada de responder. Sim, muitas bailarinas sentem dores nos pés quando iniciam o trabalho de ponta, e existem inumeras fotos com pés horríveis de ex bailarinas, mas....Não precisa ser assim!

A maioria dos problemas relacionados a dor esta ligado a sapatilha inadequada para o seu tipo de pé ou pés fracos, e em muitos casos os dois acontecendo juntos!

Se você reservar um tempo para fortalecer os seus pés antes de iniciar na ponta, e escolher uma sapatilha bem adequada para os seus pés, a dor será minima.

Quando as bailarinas começam a dançar mais e mais nas pontas, as chances de desconforto nos pés obviamente aumentam mas você deve ser capaz de dançar várias horas por semana confortavelmente.

No periodo inicial você deve praticar somente por alguns minutos ao final de cada aula.

Se você estiver com os pés fortalecidos e bem trabalhados antes de iniciar na ponta, você ira prevenir machucados como fraturas por estresse, torsão no ligamento etc. A maioria das bailarinas não tem problemas e quando eles ocorrem geralmente são derivados de técnica incorreta, ou de executar passos muito avançados do que a bailarina esta apta a desempenhar.

Muitas bailarinas percorrem uma longa carreira sem problemas nos pés. A questão não é dançar na ponta, e sim como fazê-lo de forma correta.

Fonte: Perfect form Physiotherapy
Imagem: Jess Bialek

No comments: